Dois jornais que mudaram de formato nos últimos três anos - de standard para tabloide - entendem a nova realidade de maneira diferente.
O Correio* (Salvador, BA) não hesita em dedicar toda a capa para a beatificação de Irmã Dulce (ainda que a ilustração lembre Ronaldinho Gaúcho abraçado à religiosa).
Mas o Diário de S. Paulo (SP) parece não ter entendido que mudou de formato: são 12 informações na capa! Bem mais que o concorrente standard Jornal da Tarde (SP) e quase como os líderes standard Folha de S. Paulo (SP) e O Estado de S. Paulo (SP).
O detalhe é que esses dois jornais que vc mostrou não são tablóide. São berliner. Tablóide não é "de 35 a 42 cm." O tamanho é um só (eu não sei qual). É quadradinho. Um bom exemplo é o Já, de Campinas.
ResponderExcluirCaro,
ResponderExcluirAcho que você está equivocado.
Esses são tabloides, como são tabloides Zero Hora e Diário Catarinense.
Berliner você encontra na Inglaterra - todos são berliners, também chamados de "falso standard".
Abraço!
Se esses jornais são tabloides (de 25 a 42) os de 29 cm são o que? o EXPRESSO do sistema Globo, o MEIA HORA, o JA de Campinas, o NOTICIA AGORA de Vitória, por exemplo.
ResponderExcluirTablete, compacto, chame como quiser. Mas faça jornalismo!
ResponderExcluirEu sei que para fazer um bom jornalismo não precisa ser Standart, mas o tablet que eu conheço é formato ofício (21 x 29) quatro colunas. mas...Se voce está dizendo...
ResponderExcluir