O quase centenário Comércio da Franca (Franca, SP) apela para o jogo mais sujo da imprensa para tentar arrecadar um pouco mais (ver Update abaixo).
Nem o mais criativo marqueteiro de uma campanha política poderia imaginar melhor catapulta para seus candidatos do que a foto que o jornal escancara em sua capa, acompanhando a generosa manchete.
Isso acontece quatro dias depois que o Mídia Mundo denunciou - com enorme repercussão - a estratégia mesquinha e nada jornalística de jornais apoiando candidatos
Um tremendo tiro do pé.
Update (em 26/06): A editora-chefe do Comércio de Franca, Joelma Ospedal, explicou - por e-mail - como foi a decisão de publicar a foto principal mostrando uma candidata à prefeitura. Segundo Joelma, a escolha foi puramente editorial, devido ao interesse que o assunto provoca em Franca - e pela falta de outra imagem que mostrasse os dois políticos.
Mídia Mundo segue com a opinião que a foto é muito ruim e revela favorecimento à candidata, mas confia na boa fé da editora-chefe e retira a informação de que a escolha teria sido em função de "algum punhado de reais".
Caro Tessler,
ResponderExcluirComo jornalista e responsável pelas edições do jornal Comércio da Franca, cujas capas você analisa com frequência em seu site, gostaria de fazer uma consideração. A crítica é sempre válida. Ela nos ajuda a nortear os trabalhos, nos obriga a voltar os olhos para o que foi realizado e motiva a buscar melhoras. Mas devodizer que avaliar uma cobertura política à distância, sem conhecer o contexto regional, sem estar a par do que significam os movimentos dos diferentes candidatos e muito menos a expectativa que havia na cidade em torno dos nomes envolvidos, é um erro. Insinuar que a cobertura tenha sido motivada por ‘um punhado de reais‘ é leviandade. Agindo assim você agride uma equipe de profissionais sérios que trabalham duro para fazer uma cobertura correta e isenta.
Joelma Ospedal
editora-chefe do Comércio da Franca
Cara Joelma,
ResponderExcluirEvidentemente eu não seria tão irresponsável a ponto de fazer uma afirmação forte como a que fiz se não tivesse informações que respaldam o que eu disse.
Portanto respeito muito toda a equipe do Comércio da Franca, mas repito exatamente o que disse na nota. A foto publicada na quarta-feira, dia 20, é um escândalo.
Um abraço!