Imprima essa Página Mídia Mundo: 2025

sábado, 18 de janeiro de 2025

Palmas para o Extra

 

Em uma época em que a extrema-direita ganha espaço, comunicadores defendem abertamente tortura para criminosos e a segurança é vista como prioridade pela sociedade, é de comemorar a capa do Extra (Rio de Janeiro, RJ). O diário carioca apenas pratica o bom jornalismo. E questiona práticas pouco éticas de quem deseja fazer justiça com as próprias mãos.

É bom lembrar que o Rio de Janeiro elegeu um governador de extrema-direita no primeiro turno. E que a polícia carioca coleciona exemplos de violência e morte a suspeitos. Mesmo assim o Extra questiona - com razão - a sociedade que repete atitudes dos tempos da escravidão.

Certamente o Extra está recebendo hoje uma enxurrada de críticas por redes sociais, de gente que defende essas atrocidades. Não importa. O jornal acertou em cheio ao denunciar a barbárie em Oswaldo Cruz, Zona Norte do Rio.

Parabéns, equipe do Extra.

sábado, 4 de janeiro de 2025

150 anos do Estadão

 

São poucos os jornais no Brasil que ultrapassaram os 50 anos de atividade ininterrupta.

Raros são os que cruzaram a barreira dos 100 anos.

Mas chegar aos 150 anos sendo um dos três principais impressos do país é digno de aplausos - apesar de todos os questionamentos.

O Estado de S. Paulo (SP) chega ao sesquicentenário com o oposto do que afirma sua manchete. O futuro não é tão cristalino, como diz a chamada. A circulação do impresso segue em queda livre (pouco mais de 50 mil exemplares por dia e menos de 200 mil assinantes digitais, segundo o IVC Dez/23).

Falta ousadia, falta mais qualidade, falta entender os brasileiros - potenciais leitores.

Enfim, parabéns ao Estadão. E que o presente seja um jornalismo melhor. Mais relevante e necessário.