Imprima essa Página Mídia Mundo: 2025-03-23

quinta-feira, 27 de março de 2025

Como NÃO se faz uma capa

O Diário de S. Paulo (SP), antigo Diário Popular, já foi um ótimo jornal. Foi o primeiro a adotar a "pós-notícia", em uma grande reforma editorial que ocorreu em 2011.

Mas isso ficou no passado. Duas vendas co controle acionário depois, o jornal agora mal serve para embrulhar peixe. Defende uma ideologia abertamente e propõe a "neo-notícia" (factóides fake para um público microscópico que vive na mesma bolha). 

Hoje o DSP consegue a façanha de dar manchete a algo fora de contexto, oferece a segunda chamada a uma "no news" do prefeito de São Paulo (alinhado com a extrema-direita) e fala da notícia que está na manchete de 10 entre 10 impressos no Brasil de uma forma invertida: o protagonismo é do réu, com mais uma bobagem de seu repertório.

É muito triste ver o Diário de S. Paulo assim. Um jornal morto em atividade.

terça-feira, 25 de março de 2025

Publicidade em Digital já é quase o mesmo que em TV no Brasil


Saiu o levantamento que o CENP Meios (Forum de Autorregulação do Mercado Publicitário) elabora todos os anos, com base em informações das agências espalhadas pelo Brasil. A novidade é o crescimento do Digital no bolo: 39,8% do total, chegando perto dos 42,4% do meio Televisão (aberta e por assinatura).

O total do investimento em mídia chegou a R$ 26,3 bilhões no país, dois terços dos quais no mercado nacional.

Display é a forma preferida de publicidade digital (59,4%), enquanto a TV aberta concentra 82,4% de tudo o que se gasta no meio TV.

O relatório completo está no site do CENP.