Imprima essa Página Mídia Mundo: 2017-04-02

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Gazeta do Povo vai acabar com a edição impressa


Conforme Mídia Mundo antecipou terça feira, a Gazeta do Povo (Curitiba, PR), um dos grandes jornais do país, vai encerrar sua edição impressa.

A partir de junho o jornal-papel vira um semanário, aos sábados. Nos outros dias apenas digital.

O projeto, anunciado na manhã de hoje, vem disfarçado de "Mobile First", mas é uma forma de cortar custos, enquanto as contas não fecham. Desde o fim de 2015 a Gazeta vem circulando apenas seis dias por semana, em um formato compacto (também como forma de reduzir despesas).

Verdade que a circulação-papel da Gazeta vem caindo sistematicamente. Hoje são pouco mais de 25 mil exemplares diários. Mas a decisão antecipa uma crise que, se não for bem administrada, pode significar o fechamento da empresa.

Uma boa foto é uma capa


Genial o jogo de imagem e título na capa de hoje de O Globo (Rio de Janeiro, RJ).

A foto do governador Pezão com um buraco no teto, acima de sua cabeça, casa perfeitamente bem com o título "de ocasião": Rombo nas Alturas.

A foto, do foto-repórter Givaldo Barbosa, é fantástica. E a edição perfeita.

terça-feira, 4 de abril de 2017

Fechamento de jornais


Há jornais que fecham as portas por falta de segurança.

Norte (Ciudad Juarez, México) anunciou domingo que não circula mais pela absoluta incapacidade de garantir a vida de seus repórteres. Nada menos que 38 jornalistas foram assassinados no México nos últimos 25 anos.

Há outros jornais que deixam de circular por falta de leitores e de anunciantes - muitas vezes motivadas pela incompetência administrativa.

Quinta-feira, dia 06, um grande jornal brasileiro vai anunciar oficialmente que deixa de circular sua edição impressa.

Isso é muito triste.