O tempo voa. Lá se vão 10 anos do lançamento do mais surpreendente jornal da Europa daquele ano de 2009. Tanto que o i (Lisboa, Portugal) arrebatou diversos prêmios de jornalismo em seus três primeiros anos.
O projeto - que tive a honra de participar - começou como um sonho de uma empresa de jornais de Leiria e do Interior de Portugal em ter presença também em Lisboa. A primeira ideia era comprar um título já existente. Mas por liberdade de criação - e economia - optou-se por lançar algo completamente novo.
Sob a direção de Martim Avillez Figueiredo, um grupo de jovens e geniais jornalistas decidiu fazer o que parecia impossível: praticar bom jornalismo e, através da criatividade, entrar em um disputado mercado editorial lusitano.
Depois do lançamento muita coisa aconteceu - até mesmo a venda do jornal e a saída da esmagadora maioria daqueles jornalistas. O i cumpre hoje 10 anos, ainda que sem tanta relevância e criatividade como naquele 2009.
Parabéns.
PS: do FaceBook da colega brasileira Luciane Coelho, que naquele tempo emprestava seu talento à criação e à diagramação de páginas. sobre um projeto gráfico lindamente elaborado pelo espanhol Javier Errea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário