Imprima essa Página Mídia Mundo: 2020-02-23

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

A dificuldade da imprensa brasileira em dizer a verdade


O Presidente Bolsonaro mentiu ontem, em sua live semanal. Como tem mentido em várias e várias ocasiões.

Mas as mentiras aparecem na mídia em colunas de opinião, e não como material editorial. Por que jornais, TVs e rádios têm tanta dificuldade em afirmar com todas as letras que o Presidente está faltando com a verdade? Medo?

Ontem o absurdo foi afirmar que um retweet polêmico foi de vídeo de 2015 - ainda que apareça imagens da suposta facada na campanha de 2018.

Nos Estados Unidos a imprensa banca informações checadas. E por isso o The Washington Post (Washington, DC) consegue afirmar que Donald Trump cometeu 16.241 mentiras ou informações equivocadas nos primeiros três anos de mandato - marca que mereceu o "Trofeu Pinóquio" para o Presidente.

O Post segue Trump de perto e não deixa dúvidas. E isso se transforma em admiração da audiência, novas assinaturas digitais.

Mas no Brasil há um temor inexplicável da mídia.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Boas ideias têm prioridade


A bela sacada do dia é do site Metrópoles (Brasília, DF).

Com a infeliz declaração do Presidente da República e do filho zero-três, sobre explodir uma bomba no Congresso, Metrópoles simulou a consequência de uma Bomba H a partir da Praça dos Três Poderes.

Possivelmente o deputado não choraria, mesmo: ele estaria morto.

PS: dica do colega Pedro Haase

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A capa que irritou Bolsonaro


Nem no feriado de Carnaval o Presidente da República escapa de uma polêmica (ou seria um factóide?).

Bolsonaro caminhou por Praia Grande e reclamou da capa da Folha de S. Paulo (SP), que afirma: Mangueira usa imagens de Jesus para criticar Bolsonaro. A foto mostra a truculência policial para revistar Jesus Cristo.

Pois o Presidente não gostou e reclamou:
"A Folha de S. Paulo, hoje, foi buscar uma imagem no Carnaval do Rio, uma imagem de uma escola de samba desacatando as religiões, né? Cristo levando uma batida de policial. Faz vinculação comigo. Estão buscando uma imagem no Rio para me atingir".

 A Folha apenas praticou jornalismo.