Imprima essa Página Mídia Mundo: 2022-01-30

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Jornais que desrespeitam o leitor


Só pode ser por preguiça - ou falta de capacidade jornalística. Não deve ser por maldade ou desrespeito, mas nunca se sabe.

Correio do Povo (Porto Alegre, RS) e Jornal do Commércio (Recife, PE) saíram hoje com foto principal de capa da Olimpíada de Inverno, que se disputa na China.

1. Porto Alegre ontem chegou a 36 graus Celsius, sensação térmica acima de 40, estiagem que castiga a lavoura. Recife apresentou outro dia quente e abafado, com mais de 31 graus Celsius, como costuma ser no verão. Falar de neve chega a ser maldade.

2. Os jogos de Inverno não têm a menor tradição e interesse para brasileiros, até por estarmos em um país tropical.

3. É verdade que as agências de notícias "empurram" imagens bonitas da competição. E tem quem engula. E publique. Mas um pouco de critério editorial faz bem.

Enfim, tremenda bola fora dos diários. O Correio ainda sai impresso para assinantes. O JC já abandonou o papel. Não é preciso explicar os motivos.

 

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

A indignação do Extra


Sem mais palavras.

O Extra (Rio de Janeiro. RJ) disse tudo.

A queda - sem retorno - dos impressos no Brasil


O levantamento é do Poder360, com base em dados do IVC e da ComScore. Não há dúvidas de que a queda de circulação dos impressos ainda está ocorrendo, sem sinais de estabilização, e os grandes veículos (salvo O Globo, Folha de S. Paulo e Valor Econômico) não entenderam que a aposta precisa necessariamente passar pelo digital e pelo reader revenue.

A Folha de S. Paulo (SP), por exemplo, que chegou a bater mais de 1,5 milhão de exemplares vendidos em um domingo de 1995, hoje não passa de 66 mil exemplares de média de circulação. Nem mesmo o outrora campeão de vendas Super Notícias (Belo Horizonte, MG) se salva, hoje apresentando um terço da circulação de cinco anos atrás.

Ainda há tempo de rever as estratégias. A julgar pelos tristes gráficos, a consequência da crise será mais fechamentos de marcas tradicionais.


 

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Impressos para acender a churrasqueira

O ano é novo, o vício é velho.

Os impressos gaúchos seguem com a absurda mania de publicar nas edições de segunda-feira fotos e títulos na capa sobre os jogos de futebol que ocorreram na tarde de sábado. Ou seja, na melhor das hipóteses Diário Gaúcho (Porto Alegre, RS), Correio do Povo (Porto Alegre, RS) e Zero Hora (Porto Alegre, RS) informam aos seus leitores notícias velhas e carcomidas, de 36 horas de vida. Algo sem qualquer cabimento.

E segue a cruzada dos impressos em adotar a irrelevância como mantra e expulsar à força seus poucos assinantes. 

Que horror.