Imprima essa Página Mídia Mundo: 2022-10-02

quarta-feira, 5 de outubro de 2022

Criatividade na busca de soluções


Esse trabalho já tem mais de dois anos, mas só recebi agora. É a capa do suplemento de reportagens Crónica, de El Mundo (Madri, Espanha), que sai aos domingos.

A matéria era sobre Júlia, um bebê que não chegou a nascer - morreu no ventre de sua mãe, vítima de Covid-19.

Como editar/ilustrar algo tão duro?

A solução do diretor de arte Rodrigo Sánchez é absolutamente genial.

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Uma ótima reportagem multimídia


Há muita confusão no jornalismo sobre o que é uma reportagem multimídia. Várias matérias que se apresentam como tal não passam de uma reportagem monomídia, com alguns "puxadinhos".

O segredo para que um trabalho seja multimídia não é apenas a oferta de conteúdos em texto, imagens, vídeos, áudios e gráficos, mas a maneira como essas linguagens se conectam. E a necessidade de cada uma delas.

O Expresso (Lisboa, Portugal) apresenta uma reportagem com ótimos features. A começar pelo tema escolhido, que interessa a todos e se presta para mais de uma plataforma.

Se há um problema no material do Expresso é a falta de vídeos, que poderiam complementar a reportagem. Ficou para a próxima.

segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A Tarde arriscou e acertou


Nenhuma pesquisa de opinião, nenhum meio de comunicação da Bahia cogitou a possibilidade de o ex-prefeito de Salvador ACM Neto perder as eleições para o governo. A dúvida era se o trunfo viria no primeiro ou no segundo turno - e a maioria dizia que seria primeiro turno.

Aí, poucos dias antes das eleições, surgiu o jornal A Tarde (Salvador, BA), amparado nas pesquisas de um instituto sem tradição em eleições apontando o crescimento do candidato Jerônimo, do PT. Parecia uma grande "barrigada", ou uma aposta desesperada para captar publicidade do atual governo. E não é que A Tarde acertou?

É claro que agora o impresso capitaliza a aposta. A Tarde arriscou e acertou. Essa estratégia pode ter sido determinante para a sobrevida do jornal soteropolitano pelos próximos 4 anos.

Palmas.