Imprima essa Página Mídia Mundo: Aposta arriscada

sábado, 22 de junho de 2024

Aposta arriscada


Zero Hora (Porto Alegre, RS) apresentou hoje um novo projeto gráfico. Por muito tempo, sempre que algo não andava bem em vendas algum gênio disparava: ''é hora de mudar o projeto gráfico", como se todos os problemas fossem de grafismo - e não de conteúdo.

O matutino gaúcho mostra um novo logotipo - um pouco estranho, na verdade - e adota uma estratégia de capa que tenta imitar uma homepage de "caça cliques". Vários assuntos, pouca hierarquização, seis fotos em um tabloide, 13 chamadas.

E, de quebra, um preço de exemplar avulso nada convidativo: R$ 12 - o dobro do que os jornalões de São Paulo e Rio de Janeiro praticam nesse mesmo sábado, mais que as edições dominicais dos grandes do eixo central.

É preciso, sempre, torcer pela recuperação dos meios de comunicação - o impresso gaúcho, que já bateu 200 mil exemplares/dia em seus bons tempos, hoje navega abaixo dos 35 mil por dia. E os números do site são bastante baixos também - cerca de 115 mil assinantes no final de 2023. Mas a primeira amostra da mudança deixa poucas esperanças de reverter esse quadro triste.

Que pena. Uma chance aparentemente perdida.

Um comentário:

  1. Zero Hora já teve um projeto gráfico arrojado, ousado em tempos passados, mas me parece que essa mudança, "imitar uma homepage de "caça cliques"...é cansativa.

    ResponderExcluir